RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mapa da Violência 2011– Os Jovens do Brasil

mapa da violência - capa
Download do PDF (clique na imagem)
Versão completa
O Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil,  lançado pelo Ministério da Justiça em conjunto com o Instituto Sangari, nos faz refletir sobre o porquê de números tão alarmantes de jovens na faixa etária de 15 anos aos 24 serem vítimas de violência  nos grandes centros urbanos e até no interior do país. Estudos comprovam que na década entre 1998/2008, a taxa de homicídios no grupo jovem chegou a  39,7%, enquanto que entre adultos foi de 1,8%. Em 1980 o país contava com um contingente de 21,1% de sua população na faixa dos 15 ao s 24 anos de idade. Em 2008 este contigente passou a ser de 18,3% do total da população no país. O relatório levou em conta ainda, que na década de 80 foram as epidemias e doenças infecciosas  as principais ameaças à vida desses jovens, enquanto que atualmente são as  chamadas “causas externas” as responsáveis por estas mortes :  “Em 1980, as ‘causas externas’ já eram responsáveis por aproximadamente a metade (52,9%) do total de mortes dos jovens do país. Vinte e oito anos depois, em 2008, dos 46.154 óbitos juvenis registrados no SIM/SVS/MS, 33.770 tiveram sua origem em causas externas, pelo que esse percentual elevou-se de forma drástica: em 2004, quase ¾ de nossos jovens (72,1%) morreram por causas externas.”   O relatório informa que 62,8% das mortes de jovens em todo o país ocorreram por homicídios, acidentes de transportes e suicídios, ou seja, pelas chamadas “causas externas”.
Segundo o estudo, apesar do aumento no número de vítimas, as características destas vítimas continuam as mesmas. A quase totalidade das vítimas de homicídios são do sexo masculino e os indivíduos de cor preta continuam sendo a maioria, morrendo mais que o dobro em relação aos indivíduos de cor branca. Desde os primeiros estudos observamos aumento nos índices de violência muito superiores aos aumentos de práticas de políticas públicas contundentes e definitivas. Trata-se de uma triste realidade!
Relatórios como o que acabamos de ver só serão significativos e proveitosos, se realmente forem usados como  subsídios para que políticas públicas, comprometidas com a educação e segurança,  possam traçar metas de combate, efetivas, aos  índices publicados. Está na hora do Brasil fazer jus ao lindo texto encontrado no Art. 5º da Constituição Federal de 1988, que assegura a TODOS os brasileiros o direito à vida: Art. 5º. “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Estudos anteriores:
Clique na imagem para baixar o relatório
Mapa_Violencia_2010
Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil

Mapa_da_violencia_dos_municipios_brasleiros
Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros

Mapa_Violencia_Os_Jovens_da_America_Latina
Mapa da Violência 2008 – Os Jovens da América Latina
Fonte: http://blog.planalto.gov.br/mapa-da-violencia-2011-aponta-causas-de-homicidios-entre-jovens-no-brasil/

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes